29 de Jul de 2014
Jornal Extra de Alagoas

Notícias

atualizado 16 de Mai de 2013 - 10:08

Educação

Provas dos Exames Supletivos serão aplicadas neste final de semana

Mais de 10 mil candidatos prestarão exame em 12 municípios alagoanos

Foto: Valdir Rocha

Inscrições para Supletivo em Alagoas contabilizam mais de 10 mil pessoas

Inscrições para Supletivo em Alagoas contabilizam mais de 10 mil pessoas

Neste final de semana, os mais de 10 mil candidatos inscritos nos Exames Supletivos da Secretaria de Estado da Educação (SEE) se submetem às provas do certame em todo o Estado de Alagoas. No sábado (18), as avaliações serão aplicadas à noite, a partir das 18h e, no domingo (19), serão realizadas durante todo o dia, com início às 8h. A iniciativa é uma oportunidade de certificação para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. 

Em Maceió, o Exame será realizado no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) e, no interior do Estado, em escolas públicas dos municípios de Rio Largo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo e Delmiro Gouveia (confira a lista abaixo). 

As provas foram organizadas em cadernos por etapas de escolaridade. Serão três cadernos para os inscritos no Ensino Fundamental e outros três cadernos para o Ensino Médio. O cronograma oficial pode ser acessado por meio do site da Educação Estadual (http://www.educacao.al.gov.br/). 

No dia 18, a partir das 18h, todos os candidatos farão as provas do primeiro caderno que contempla as disciplinas de Português e Redação. Já no dia 19, a partir das 8h, os inscritos devem responder ao segundo caderno nas disciplinas Matemática, História e Artes para o Ensino Fundamental e nas disciplinas de Matemática, Artes, História, Física e Fundamentos sócio-filosóficos para o Ensino Médio. Ainda no dia 19, a partir das 14h, será aplicado o terceiro caderno com as disciplinas Ciências e Geografia para o Ensino Fundamental e com as disciplinas Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Química, Biologia e Geografia para o Ensino Médio.

De acordo com o técnico pedagógico da Gerência de Formação Inicial e Continuada da SEE, Rubens Lima, o candidato deverá comparecer ao local de prova com uma hora de antecedência, portando cartão de inscrição, caneta esferográfica de material transparente e de tinta preta ou azul e documento original com foto. “Os candidatos não terão acesso aos locais de provas sem os documentos mencionados. Eles não poderão levar nenhum material eletrônico para a sala de aula”, ressalta Rubens. 

As inscrições foram realizadas no último mês de março. Todos os inscritos, cujas inscrições tenham sido confirmadas, ainda podem acessar o Manual do Candidato, no endereço eletrônico (http://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2013/supletivo-2013). O documento contém as competências a serem avaliadas (tópicos dos assuntos das disciplinas) e os critérios de desempenho dos participantes. Os interessados também podem obter informações pelo telefone (82) 3315-1251. 

Nos presídios 

O Exame Supletivo será realizado para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa nos dias 20, 21 e 22 de maio. Só poderão realizar as inscrições os detentos e/ou internos em presídios e/ou penitenciárias e nas unidades socioeducativas localizados em Maceió e Arapiraca. 

O cronograma destas provas também está disponível no endereço eletrônico da Educação. No dia 20, a partir das 13h, os candidatos farão as provas nas disciplinas Português e Redação para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. No dia 21, às 13h, os candidatos serão avaliados nas disciplinas Matemática, História e Artes para o Ensino Fundamental e nas disciplinas Matemática, Artes, História, Física e Fundamentos Sócio-filosóficos para o Ensino Médio. No dia 22, às 13h, as disciplinas são Ciência e Geografia para o Ensino Fundamental e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Química, Biologia e Geografia para o Ensino Médio. 

Resultado e Certificação 

O gabarito preliminar será disponibilizado entre os dias 22 e 23 de maio e, a partir dessa data, os candidatos têm até três úteis para dar entrada no recurso. O resultado dos recursos com o gabarito final será divulgado no dia 23 a 25 de maio nos murais das Coordenadorias Regionais de Educação e no site da SEE (www.educacao.al.gov.br). 

O resultado final com a listagem dos participantes e suas respectivas notas por disciplina também será publicado no endereço eletrônico da SEE até o dia 15 de junho. 

Certificação 

Conforme consta no edital do certame, aos candidatos aprovados em disciplinas isoladas será fornecida uma Declaração de Aprovação Parcial, expedida pelo Núcleo Regional de Gestão da Rede Estadual de Ensino das CREs. 

O Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio será expedido ao candidato que obteve aprovação em todas as disciplinas. Para a expedição do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, é obrigatória a apresentação do documento de conclusão do Ensino Fundamental, caso isto não ocorra, o candidato, mesmo aprovado nas provas dos exames supletivos do ensino médio, não receberá o certificado desta etapa de ensino. 

Confira a lista com os locais de prova:

Maceió: Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol

São Miguel dos Campos: Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira (Travessa Senador Máximo, s/n, Centro) e Escola Estadual Ana Lins (Rua Senador Máximo, 130, Centro)

Palmeira dos Índios: Escola Estadual Humberto Mendes (Avenida Governador Muniz Falcão, 701, São Cristóvão)

Viçosa: Escola Estadual Joaquim Diegues (Rua Mota Lima, s/n )

Arapiraca:Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Rua Manoel Nunes Neto/ s/n, Capiatã); Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcante (Avenida Ventura de Farias, s/n, Eldorado); Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Rua Antônio Marroquim, s/n, Baixão); Escola Estadual Manoel Lúcio da Silva (Rua Manoel Lúcio da Silva, s/n, Cacimbas)

Santana do Ipanema: Escola Estadual Professor Mileno Ferreira da Silva (Rua Gilmar Pereira Queiroz, 600, Camoxinga)

União dos Palmares: Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros (Rua Jardim Brasília, s/n, Centro)

Pão de Açúcar: Escola Estadual Bráulio Cavalcante (Alameda da Esperança, s/n, Centro)

Penedo: Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto (Rua Castro Alves, s/n, Santa Luzia)

Porto Calvo: Escola Estadual Professor Guedes de Miranda (Rua Dr. Miguel Omena, s/n, Centro)

Delmiro Gouveia: Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes (Rua Nascimento Bandeira, s/n, Centro) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Afrânio Salgado Lages (Conjunto Rui Palmeira, s/n, Centro)

Rio Largo: Escola Estadual Professora Claudizete Lima Eleutério (Conjunto Guriatã, s/n, Mário Mafra, Complexo Brasil Novo, Tabuleiro do Pinto)


Tags: provas,exames supletivos,educação,Alagoas

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário:












Comentário enviado com sucesso.

enviar outro comentário.